Pensar e decidir sobre qual estratégia de marketing aplicar em seu negócio não é tarefa fácil, ainda mais se levarmos em consideração todas as opções que existem neste meio, sendo que cada uma proporciona um resultado diferente, em prazos diferentes e que precisam ser estudados, analisados e aplicados de formas distintas, tudo de acordo com o objetivo apresentado pela sua empresa.

No entanto, entre tantas opções e estratégias, ter seu negócio bem visto pelos mecanismos de busca, em especial o Google, torna-se simples e prático quando se aposta na combinação de dois fatores: o tráfego pago e o tráfego orgânico. É por esse motivo que a RGB preparou esse conteúdo, para que você entenda, mais detalhadamente, cada um desses fatores e considere a opção de unir as técnicas de SEO e Google Ads.

Seja encontrado facilmente unindo SEO e Google Ads

Investir em ações de marketing digital com a finalidade de gerar tráfego para seu site seja ele orgânico ou pago é um passo fundamental para o bom desenvolvimento da sua marca, principalmente se for levar em consideração o fato de que a internet e o marketing digital estão crescendo e evoluindo constantemente.

Você pode proporcionar à sua empresa a possibilidade desses dois tráfegos caminharem juntos, alinhando estratégias de SEO (Search Engine Optimization) juntamente com Google Ads (links patrocinados ou SEM (Search Engine Marketing).

Com as técnicas e otimizações SEO dentro do seu site, você conseguirá resultados com mais força e que irão reforçar o posicionamento da sua marca para o mecanismo de busca, mostrando que você alcançou aquela posição privilegiada porque apresenta conteúdo de qualidade, com as palavras-chave adequadas e as otimizações bem pensadas estrategicamente. Já com o investimento em Google Ads, a visibilidade e as fontes de tráfego acontecerão mais rápido.

Portanto, ao invés de mergulhar em uma dúvida se o método pago ou o método orgânico vai lhe trazer mais efeitos, a idealização de um combo com essas duas possibilidades, com cada um exercendo suas funções, pode ser a melhor opção de marketing digital, oferecendo praticidade, rapidez, qualidade e, principalmente, resultados.

É importante entender ainda, de fato, o que são esses termos: orgânico (SEO) e pago (Google Ads/links patrocinados), dentro do marketing digital. O tráfego orgânico, como já diz o nome, é uma metodologia natural, quando um usuário clica no seu site após pesquisar por algum termo no Google, ou seja, tem tudo a ver com o mérito da sua página, que está bem otimizada, com técnicas SEO e palavras-chave adequadas.

Enquanto isso, o tráfego pago tem origem nos links patrocinados, ou seja, quando o usuário procura por um termo específico, sua página aparece na área paga dos resultados, então, mesmo que suas otimizações para resultados orgânicos ainda não estejam com boa visibilidade, seu negócio é visto com destaque.

E quais as diferenças entre SEO e Google Ads?

O Google usa seus próprios algoritmos de pesquisa para retornar ao usuário os melhores resultados que são exibidos na SERP, a página de resultados do mecanismo de pesquisa, ou seja, o Google exibe os melhores resultados na ordem que for mais relevante. Então, com otimizações SEO bem alinhadas, o resultado não é instantâneo e neste ponto o Google Ads pode ser inserido no seu planejamento de marketing digital.

É importante sempre levar em consideração que o buscador do Google tem duas principais missões, a primeira é desvendar o que a pessoa está buscando, entender, de fato, o que essa pessoa quer. Uma vez que ele entende, a segunda missão é encontrar o melhor conteúdo possível para oferecer, com a finalidade de sanar às dúvidas que estão sendo procuradas.

No entanto, sempre é necessário falar sobre as diferenças entre essas duas esferas. Quando você começa a trabalhar com Google Ads o resultado aparece rápido, ou seja, você paga, escolhe as palavras-chave que quer e começa a receber visitas quando as pessoas buscam por aquele termo específico e clica em você, na sua marca, no seu site.

Já com o SEO, o processo é mais longo, em médio/longo prazo. Você deve estar se perguntando quanto tempo é este médio/longo prazo, não é? A resposta é simples, tudo depende do segmento que você está atuando. Se sua área de atuação tem uma competição menor, ou seja, se você trabalha em um segmento que não investe muito em SEO e que as pessoas ainda não acordaram para este lado do marketing digital, seu retorno certamente será mais rápido. Agora, se seu negócio está em um nicho bastante concorrido, onde todos estão com os olhos voltados para as estratégias de SEO, a tendência é que você demore mais para se posicionar bem nos motores de busca.

Então, pensar no investimento das duas estratégias é importante para que seu negócio cresça e fique bem posicionado na internet.

Como o SEO enquadra-se nas configurações do Google Ads

Quando você cria seu anúncio e ele é aprovado, é necessário que se tenha uma página de destino que deve apresentar uma mensagem clara, de acordo com o que foi anunciado. Então, se seu anúncio é sobre marketing digital, a pessoa espera entrar na página e ver algo sobre marketing digital, por isso a ideia de um bom SEO no seu site, com conteúdo adequado e com as informações necessárias, para que depois o Google Ads faça sua parte. É um trabalho em equipe, uma combinação que dá certo e traz resultados.

Termos pagos e orgânicos para você entendê-los melhor

Há ainda a necessidade de explicar melhor sobre os termos utilizados e mais comuns que podem fazer aliança perfeita para seu planejamento de marketing, proporcionando ao seu site, maior visibilidade.

SEM

É uma forma de melhorar a visibilidade de páginas na internet, criando canal direto com aquelas pessoas que buscam por palavras mais específicas, como por exemplo ‘marketing digital em Ribeirão Preto’.

SEO

Conjunto de técnicas e práticas que tem por objetivo melhorar o posicionamento de uma página nas buscas do Google, por exemplo. As ações de SEO proporcionam que um site, ou uma página apareça nos primeiros resultados.

Links patrocinados / Google Ads

Este tipo de ação faz com que uma página apareça na área patrocinada, ou seja, você faz um investimento e proporciona que aquela determinada página do seu site apareça em destaque nos buscadores como o Google.

Aposte nesta combinação com quem entende

Finalmente, a aposta na combinação desses dois fatores deve ser priorizada no seu planejamento de marketing digital, com isso as fontes de tráfego vão aumentar e consequentemente seus resultados.

Com a especialidade da RGB Comunicação, seu negócio terá destaque e visibilidade no Google de forma rápida, prática e com conteúdo de qualidade, gerando cada vez mais leads para sua empresa e fidelizando sua marca com seu público-alvo. Entre em contato com a gente, tire suas dúvidas sobre esse elo entre SEO + Google Ads e teremos o maior prazer em atendê-lo e lhe oferecer o melhor planejamento de marketing digital.

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