Você deve estar se perguntando: como indexar mais rápido no Google? Hoje, neste blogpost, a RGB te responde. 

Depois que você se dedicar a criação de um site é importante ficar atento a algumas questões que são primordiais para que o seu site e suas páginas possam indexar rapidamente.

Focar no SEO

Antes de entender como indexar mais rápido no Google, você precisa saber que: ter um site só por ter é tarefa simples, agora ter um site com o objetivo de converter usuários em clientes demanda muito planejamento. 

Um desses planejamentos é o investimento em SEO que nada mais é do que realizar otimizações para os mecanismos de buscas como o Google, por exemplo. 

Trabalhar o SEO dentro do seu site é uma das principais formas para o seu site ser lido mais rápido pelos robôs do Google e, consequentemente, indexar. As otimizações, quando bem planejadas, com as palavras corretas e bem aplicadas vão resultar numa rápida indexação e em possíveis ranqueamentos satisfatórios.

Enviar Sitemap para o Google

Durante o processo de rastreamento, o Google faz o trabalho de descobrir novas URLs e atualizações que foram realizadas em páginas do site através da rede de links. Com isso, se todas as páginas do seu site estiverem corretamente vinculadas, facilmente o rastreador irá identificá-las. No entanto, quando você envia um sitemap para o Google, o trabalho do robô fica ainda mais fácil.

O sitemap é um arquivo que contém todas as páginas e documentos de um site e é capaz de mostrar todas as relações que existem entre eles. Com esse arquivo, o robô consegue identificar por qual caminho deve seguir e também quais são as páginas mais importantes. Além do mais, o sitemap transmite outras informações importantes como a frequência de atualização de URLs e a prioridade que devem ser indexadas. 

Esse envio é importante pois o sitemap mostra ao Google quais páginas você quer indexar.

Criar links internos em páginas importantes

O Google rastreia os sites da web, sempre sendo guiado pela rede de links. É justamente a partir dos links que estão disponíveis nas páginas conhecidas que o robô chega até as URLs novas ou que foram atualizadas. Isso vale tanto para links internos, quanto para os externos. 

Então, uma forma de indexar mais rápido uma nova URL é através da criação de links em páginas consideradas importantes que apontam para páginas que acabaram de ser criadas, exemplos dessas páginas importantes são a home ou até mesmo um conteúdo central do blog em que o Google prioriza o rastreamento. 

Essa linkagem é importante para o site, pois vai aumentar as chances do robô passar pelas páginas e identificar com mais facilidade a inserção dos conteúdos novos e, como está linkado em uma página importante, irá entender que provavelmente é uma página relevante. 

Otimize a arquitetura de informação do seu site

A criação de uma arquitetura de informação lógica e que esteja bem estruturada é outra forma que pode lhe fazer entender como indexar mais rápido no Google.

Essa arquitetura nada mais é que a forma como você organiza os conteúdos do site e as relações entre cada um deles. Isso possibilita que todas as páginas estejam relacionadas entre si, o que facilita muito o trabalho do Google.

Não confunda indexar com Ranquear

É importante que você não confunda os termos indexar e ranquear, pois eles são diferentes: Indexar, para o Google, quer dizer que uma página entrou no seu índice de pesquisa, levando em consideração alguns fatores como a qualidade. Já para ranquear uma página, é preciso trabalhar nas suas páginas seguindo outra série de fatores. A RGB, por sua vez, já explicou isso num conteúdo exclusivo que você pode conferir clicando aqui. Com essa diferença entendida, podemos dar sequência na explicação sobre como indexar mais rápido no Google, pois é importante dar um passo de cada vez, ou seja, primeiro se preocupar para que o seu site seja indexado e depois focar no ranqueamento. 

No entanto, quando o seu site estiver indexado e se você tem uma agência de marketing digital especialista no assunto que vai criar um planejamento de respeito em relação ao SEO, design responsivo e tudo que há de direito, o ranqueamento não será tarefa complicada. 

Nada de black hat

Saber exatamente como indexar mais rápido no Google é entender que não se deve, nunca, utilizar técnicas de black hat, que são alguns fatores que podem indexar e ranquear páginas no Google, mas ferem drasticamente às diretrizes do regulamento. Ou seja, ao aplicar técnicas de black hat no seu site, certamente você será punido mais cedo ou mais tarde e, dependendo da gravidade, perderá a indexação que conquistou.

Dito isso, sempre é bom deixar anotado que você pode conseguir uma rápida indexação no Google sem ferir às regras.

Produza conteúdos com frequência 

Não importa o que você queira saber em relação a melhorar o desempenho do seu site, todas as respostas estão diretamente ligadas com a produção de conteúdo. Isso porque você começa a seguir a mesma linha de raciocínio do Googlebot que pensa da seguinte maneira: se você publica conteúdos com certa frequência, o robô vai identificar quando, exatamente, precisa realizar suas varreduras, pois sabe que encontrará novas páginas e URLs para indexar. 

Portanto, produzir novos conteúdos com uma periodicidade específica faz com que o Google esteja sempre atento para indexar suas páginas rapidamente, além do mais, produzir conteúdos para o seu site nunca é demais e você sempre estará investindo em novas palavras-chave. 

Fale com quem entende e descubra como indexar mais rápido no Google

Com todas essas dicas que oferecemos para você já deu para entender, pelo menos o princípio, de como indexar mais rápido no Google. Mesmo assim, você precisa de uma agência especializada em desenvolvimento de sites responsivos, SEO, redes sociais, Google Ads e tudo que seja ideal para o seu site se tornar referência e o seu negócio ser notado na internet.

Para isso, preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp disponível nesta página e fale com um especialista da RGB. Estamos prontos para lhe ajudar no crescimento online do seu negócio.

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.