A menos que você esteja profundamente arraigado no mundo dos protocolos de rede sem fio, há uma boa chance de você não ter ouvido falar do Wi-Fi 6. O Wi-Fi impactou muito o mundo ao nosso redor, independentemente do número da “versão” associada a ele. Com a introdução do Wi-Fi 6, as coisas estão prestes a ficar muito mais interessantes. Neste artigo, veja a relação do Wi-Fi 6 com a Internet das Coisas.

Em termos simples, o Wi-Fi 6 é mais conhecido como a próxima geração de tecnologia Wi-Fi. Para todos os efeitos, ele fará exatamente o que faz agora para dezenas de milhões de pessoas: conectá-las à Internet. Qualquer pessoa que tenha adquirido um roteador nos últimos anos pode estar familiarizada com o rótulo 802.11ac. Esse é um forte indicador de que o roteador recebe o sinal Wi-Fi mais rápido.

O Wi-Fi aprimora isso com o 802.11ax, mais conhecido como “wireless de alta eficiência” ou Wi-Fi 6. Governados pela Wi-Fi Alliance, os padrões do Wi-Fi 6 há muito foram estabelecidos para ajudar protocolos padronizados a garantir que a mesma experiência de rede exista para usuários em todo o mundo.

Qual a velocidade do Wi-Fi 6?
Quando se trata disso, a maioria dos usuários quer apenas saber quanto mais rápido o Wi-Fi 6 será. A resposta é rápido, muito rápido. Na maioria dos relatórios, o Wi-Fi 6 gerencia velocidades de transferência de dados de até 10 a 12 gigabytes por segundo. Isso supera os 3,5 gigabytes por segundo no Wi-Fi 5.

Obviamente, a maioria dos usuários da Internet nunca verá essas velocidades porque as redes ficam congestionadas e lentas.

Além disso, enquanto uma casa com vários dispositivos conectados no Wi-Fi 5 sofrerá uma desaceleração quanto mais dispositivos forem adicionados à rede, o Wi-Fi 6 não sofrerá o mesmo problema.

Wi-Fi 6 e a Internet das Coisas
O Wi-Fi 6 se torna realmente interessante quando você começa a pensar nisso em termos da Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês). De acordo com Tom Soderstrom, diretor de tecnologia e inovação de TI do laboratório de propulsão a jato da NASA, o Wi-Fi 6 é “…construído para a Internet das Coisas”.

Ele continua dizendo que eletrodomésticos, serviços públicos, dispositivos móveis e até redes elétricas terão benefícios significativos com essa tecnologia. Assim, a IoT verá benefícios imediatos com essa tecnologia, pois ela pode lidar com mais tráfego simultaneamente. Isso significa que todos, desde uma dúzia de eletrodomésticos conectados a lojas de varejo que incorporam sensores de prateleira Wi-Fi 6 para rastrear estoques, serão beneficiados.

No mundo de hoje, adicionar mais de três ou quatro dispositivos domésticos inteligentes pode deixar sua Internet lenta. Como resultado, o mundo da IoT ainda oscila à beira da aceitabilidade. Com o Wi-Fi 6 e um roteador compatível, adicione quantos dispositivos domésticos inteligentes você quiser, pois sua “nova” Internet pode lidar com tudo.

A comunicação mais rápida e eficiente é a espinha dorsal do Wi-Fi 6 e da IoT. Juntos, eles fazem mágica.

Outros benefícios do Wi-Fi 6
Pense na última vez em que você esteve no Wi-Fi gratuito do aeroporto em um dia movimentado. Você se lembra de quão lento foi tentar carregar a página de informações de voo da sua companhia aérea? Tudo isso vai mudar assim que essa nova tecnologia Wi-Fi for lançada em massa. Isso não significa que os dias de conexão lenta do Wi-Fi em áreas públicas desaparecerão completamente. No entanto, a diferença é muito grande.

Data de lançamento
Por fim, para obter o Wi-Fi 6, você precisará comprar novos dispositivos. Nenhuma atualização de software será útil, mas a boa notícia é que você não terá que esperar muito. Já existem dispositivos suportados, incluindo roteadores e smartphones, disponíveis para compra hoje. A Samsung lançou seu primeiro smartphone habilitado para Wi-Fi 6 com o Galaxy S10.

À medida que mais dispositivos chegarem ao mercado, os preços poderão começar a cair rapidamente. A menos que você precise desesperadamente estar na vanguarda, aguarde um pouco mais.

Conclusão
Não há dúvida de que o Wi-Fi 6 será uma tecnologia mais segura e rápida. Isso sendo uma experiência aprimorada para os usuários da IoT, acaba sendo uma boa notícia para todos os usuários da Internet.

fonte: Sempre Update

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.