Conheça os principais fatores de ranqueamento no Google

Conheça os principais fatores de ranqueamento no Google

Como sabemos, é importante ranquear bem nas buscas do Google, porém existem fatores que podem determinar como seu site estará posicionado no buscador. Abaixo, listamos os principais fatores de ranqueamento no Google responsáveis por seu site alavancar ou até mesmo ser derrubado nas buscas.

Criação de Conteúdo de SEO

A produção de textos é um tópico muito abordado quando falamos dos principais fatores de ranqueamento no Google

O buscador de conteúdo, apesar de possuir um sistema para encontrar imagens, o foco dos seus resultados são textos e ele sempre vai valorizar sites que contenham conteúdos de boa qualidade e em boa quantidade, mas, para que seu texto ranqueie bem é necessário seguir algumas técnicas de escrita para SEO que irão ajudar o buscador a entender melhor o seu site.

Tenha um blog

Foque em temas que farão a palavra-chave que você quer aparecer mais.

O blog tende a ser uma ferramenta importante, pois irá complementar os termos que muitas vezes suas páginas internas não irão cobrir. 

Velocidade conta no ranqueamento do seu site

Apesar de não ser o principal fator de indexação, a velocidade é muito relevante, principalmente porque nos últimos anos o Google está focando no uso por dispositivos mobile, sendo assim, um site leve consiste em carregar bem e consumir pouca banda de dispositivos móveis. 

O que fazer para deixar meu site mais rápido?

Além de uma boa hospedagem e de um site bem desenvolvido, evite o uso de imagens muito grandes ou pesadas, normalmente os arquivos gráficos tendem a ser os “grandes vilões” quando falamos em queda de performance do site. 

Utilize formatos PNG apenas quando houver a necessidade do uso de transparência, priorize arquivos JPG e JPEG já na resolução do espaço ao qual será colocado, não reduza o tamanho no editor do site, pois apesar da imagem aparecer menor, seu peso continua o mesmo de uma imagem grande.

 

Autoridade de Página e Autoridade de Domínio

Estes fatores são importantes para conseguir um bom ranqueamento no Google, porém levam tempo para serem atingidos, mas não são menos importantes por isso. 

Autoridade de Página

Este fator tem a ver com a autoridade que sua página possui no Google, ou seja, a qualidade dos links que apontam para ela e, principalmente, a qualidade do conteúdo que nela se encontra.

Isso mesmo, o primeiro tópico que nós listamos, podemos dizer que no Google  “o conteúdo é rei” e quanto melhor a qualidade do seu texto, mais autoridade terá sua página. 

Autoridade de Domínio

Assim como a autoridade de página, a de domínio também não é o principal fator, mas é importante trabalhar. Este, no entanto, dependerá dos conteúdos que se encontram em seu site num modo geral, ou seja, quanto mais páginas de boa qualidade você tiver, melhor será a autoridade do seu domínio.

Uma variável que pode auxiliar no crescimento da autoridade de domínio é conseguir backlinks de boa qualidade.

Estrutura e Usabilidade

Ao desenvolver um site, muitas pessoas pensam primeiramente no design, em um visual bonito e de arrasar, porém é importante lembrar que fatores como tempo e quantidade de sessões são importantes para o seu site.

Estrutura de SEO com boa lógica de navegação

No momento de desenvolver o seu site pense em uma boa estrutura de navegação: quais serão os níveis, onde estarão os elementos. 

Normalmente, seguindo uma organização lógica, haverá a facilidade do usuário em encontrar o que quer durante a navegação.

O Google avalia a usabilidade do seu site

Além das questões estruturais é importante que o seu site tenha uma navegação fluida e fácil para o usuário, pois este é um dos principais fatores de ranqueamento no Google, caso a navegação não seja boa você pode ter um aumento de desistências que pode derrubar seus resultados na busca de forma significativa. 

Trabalhe as páginas internas

Pode parecer repetitivo falar de conteúdo e de usabilidade, mas podemos falar muito mais dentro destes tópicos quando tratamos de trabalhar em cima dos fatores que podem melhorar o ranqueamento do seu site no Google e, entre eles, está o trabalho nas páginas internas. 

Na maioria das buscas o que tende a indexar são as páginas internas, afinal não há como a página inicial (home) cobrir todas as palavras-chave que você quer, por isso é importante que elas estejam bem trabalhadas, com uma navegação fluída e conteúdo de qualidade. Tudo isso, inclusive, pode aumentar sua taxa de conversão.

Bônus: Evite sites one page

Para muita gente pode parecer tentador criar um site one page, ou seja, aqueles sites onde tudo se encontra em uma única página, pois além de serem mais baratos, costumam ter uma cara de “cartão de apresentação”.

Apesar de bonitos, os sites one page não oferecem boa cobertura de termos nas buscas do Google, e isso pode atrapalhar muito sua indexação nos buscadores, visto que em uma única página você terá que trabalhar vários conteúdos e várias palavras chaves diferentes.

Fale com uma agência especialista nesse assunto

Quer ver o seu site ranqueado no Google? Então fale com a RGB. Somos especialistas quando o assunto é desenvolvimento de sites, otimização para mecanismos de buscas, produção de conteúdo de qualidade e ainda oferecemos tudo o que seu site precisa para conquistar uma boa autoridade. 

Preencha o formulário abaixo ou contate-nos através do WhatsApp. Nossos especialistas estão esperando por você!

Deixe seu comentário

*Analisaremos seu comentário antes de exibí-lo no site.
RGB Comunicação