Os serviços de delivery tem crescido cada vez mais, principalmente nas grandes cidades e pela comodidade de não haver a necessidade de sair de casa. 

Recentemente, devido à pandemia, muitas empresas que já faziam serviço de delivery viram sua demanda aumentar e muitas que não o faziam resolveram começar este tipo de prestação de serviço. 

E a maior dúvida de quem vai trabalhar com delivery é: como fornecer um bom atendimento neste período e converter em vendas?  Você tem esta dúvida? Confira algumas dicas.

Planejamento para a demanda 

O primeiro passo antes de selecionar as ferramentas e canais de comunicação é planejar a forma que será feito o atendimento e quantas/quais pessoas serão utilizadas para tal tarefa. Estar preparado para atender a demanda e ter um passo a passo do que fazer neste canal de atendimento é fundamental.

Saia da caixa, prepare um atendimento diferente

Ser bem atendido é o desejo de todo consumidor. Quando você planeja um atendimento que demonstra cuidado e carinho com seus clientes, o delivery passa a ser uma ferramenta de fidelização. Prepare algo, utilize os meios de contato disponíveis para ter um atendimento diferenciado e fortaleça seu delivery. 

Quer algumas ideias? Lá vai :) 

- Divulgue em suas redes sociais e para seus contatos que seu delivery direto tem uma surpresa especial e surpreenda seus clientes.

- Mostre carinho :)
Envie junto do pedido uma mensagem de carinho para seus clientes, seja através de um flyer ou talvez até do próprio punho. Esta mensagem pode ser um agradecimento ou uma frase que alegre o dia de quem recebeu.

- Seja mais tech, utilize o QR Code.
Estes quadradinhos podem ser um grande aliado sabia?
O que acha de mostrar um vídeo de sua equipe agradecendo pessoalmente pelo pedido? Imagine a surpresa de seu cliente ao ver esta mensagem.

- Que tal ter o QR Code dos problemas?
Sim, eles acontecem e é muito melhor resolver diretamente com seu cliente através de um acesso rápido e direto. Ao escanear o QR Code, seu cliente pode ter acesso a todos os seus contatos e falar diretamente com você.

- Envie mimos, eles fazem a diferença.
Um bombom ou outro tipo de mimo pode ser enviado junto ao pedido, criando uma sensação no cliente de que recebeu mais do que pediu. E todos gostam disso.

Estas são algumas ideias que você pode utilizar para sair da caixa e são alternativas inclusive para fortalecer o seu delivery próprio.

Divulgue seu serviço de Delivery

Mesmo que sua empresa já possua serviço de delivery é muito importante reforçar a divulgação e os canais aos quais os clientes podem entrar em contato. 

Em tempos onde há o aumento de demanda pelo serviço de delivery também há aumento pela busca. Faça com que as pessoas saibam que sua empresa está realizando este serviço.

Produza engajamento nas redes sociais

Um excelente jeito das pessoas conhecerem mais sobre seu serviço de delivery é o engajamento, afinal é o que gera alcance nas redes sociais, produza posts e conteúdos que as pessoas queiram compartilhar, mantenha o interesse mostrando seus diferenciais com informações precisas e de fácil leitura.

Mantenha suas redes sociais atualizadas

Confira se os dados de sua fanpage (Facebook) e Perfil do Instagram estão atualizados e se os dados de contato são os utilizados, é muito importante que seu cliente consiga lhe encontrar com facilidade.

Esteja no Google

Parece meio óbvio dizer isso em 2020, porém ainda há empresas que não utilizam todo o poder e facilidade que o Google oferece para aumentar o alcance de sua empresa.

Para quem deseja trabalhar com serviço de delivery, manter o Site e Google Meu Negócio atualizado com os horários de funcionamento e contatos atualizados é sempre muito importante, pois muitas vezes será o primeiro contato para quem está em localidades mais próximas, principalmente em buscas feitas através de celulares com localização ativada. 

Tenha uma boa logística

Sabemos que atualmente existem inúmeros sistemas de mapas virtuais e gps que permitem que o entregador não se perca pela cidade ou pelos bairros que são cobertos, porém é sempre importante fazer a logística.

Entenda sua área de alcance, o tempo que seu produto pode ficar dentro de uma caixa de transporte (motos) ou em um baú (caminhonetes e caminhões), há produtos que perecem ou perdem qualidade mais rápido que outros. 

Um ponto importante para trabalhar com serviço de delivery em tempos de aumento de demanda é avaliar os melhores horários de expedição de pedidos, quantidade e distância da viagem. Muitas vezes em uma única viagem há a possibilidade de cobrir vários pedidos pelo caminho, o que pode diminuir os custos e desgaste tanto do entregador quanto do veículo. 

Remanejamento de pessoal 

Neste momento há muitas funções internas que podem ser remanejadas, já que a tendência é que o número de pedidos cresça. Você pode remanejar, por exemplo, seu time de vendas (no caso de lojas), ou garçons (no caso de restaurantes) para auxiliar no atendimento de telefone, whatsapp ou outros canais escolhidos de acordo com a facilidade que cada um tem de operar determinada ferramenta. Desta forma você irá amenizar a necessidade de reduzir seu time e conseguirá operar com maior eficiência. 

Meios de contato

Após tudo definido e bem organizado sua empresa está pronta para definir quais os meios de contato que serão utilizados para atender o aumento de demanda do serviço delivery, abaixo deixamos algumas sugestões: 

Whatsapp

Ferramenta cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros, se bem organizado o whatsapp pode ser uma ferramenta interessante para receber pedidos e também fidelizar os clientes do seu delivery, podendo agilizar tarefas como envio de cardápios, promoções e muito mais.

Messenger do Facebook

Neste momento muitas pessoas estão no Facebook, pode ser interessante monitorar o chat de sua fanpage, muitos estabelecimentos esquecem de monitorar sua caixa de mensagens da fanpage, que pode ser excelente para gerar oportunidades e pedidos.

Direct do Instagram

Assim como a caixa de mensagens da Fanpage não deixe o direct do seu instagram abandonado. Em tempos de aumento da demanda de pedidos, este pode ser um outro excelente canal que deve ser acompanhado com cuidado e “carinho” por ser um caminho fácil para a clientela, principalmente quando o Instagram é utilizado como meio de divulgação de seus produtos e serviços.

Como não se perder com tantos canais de comunicação?

É importante que você não abandone nenhum dos canais digitais, mas não se desespere, todos eles podem ser monitorados pelo mesmo aparelho de celular. E caso você possa realizar o investimento, existem ferramentas que concentram estes canais em um só lugar como o Mlabs por exemplo.

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