Qual é a diferença entre as Resoluções
SD, HD, Full HD e Ultra HD? E qual devo comprar?

Atualmente, existem diversos tipos de resoluções de TV’s, celulares e monitores. Sabendo disso, muitas empresas que possuem sites no mundo virtual ficam em dúvida sobre como se mostrarem para esse mercado que a cada dia é mais exigente na resolução. Primeiramente, é preciso deixar claro que a resolução da tela não tem relação com o tamanho/dimensão do dispositivo (os smartphones estão aí para nos provar), porém a percepção da imagem é alterada conforme o seu tamanho e distância da tela. Abaixo, listamos algumas diferentes resoluções, definição, dimensão e densidade de uma imagem.

Antes de tudo: O que são pixels?

Qualquer resolução é definida em pixels, que são pequenos pontos luminosos que, ao ordenar-se em plano cartesiano na tela, nos dão a definição das imagens. De forma resumida, quanto mais pixels, maior será a resolução da tela e consequentemente a qualidade da imagem.

Quando falamos em HD, falamos em 1920x1080 colunas e linhas de pixels respectivamente. A quantidade de pixels formada dentro deste plano cartesiano é imensa. Utiliza-se o número de colunas e linhas apenas para facilitar a leitura.

Resolução SD (Standard Definition)

Nomenclatura: 480p

Largura x altura: 640 x 480 pixels ou 720 x 480 pixels para aparelhos widescreen. Esta é a definição antiga, que ainda é padrão para muitas transmissões de emissoras de TV. As TV’s de ‘tubo’ e monitores antigos utilizam, na maioria das vezes, esta resolução, assim como diversos smartphones.

Resolução HD (High Definition)

Nomenclaturas relacionadas: 720p

Largura x altura: 1280 x 720 pixels. Esta já é uma resolução amplamente utilizada em smartphones ao redor do mundo e em diversos televisores. Foi utilizada no início da HDTV e ainda é utilizada por algumas emissoras para gravação e transmissão de seus programas. Possui uma qualidade de imagem muito superior ao padrão anterior SD e ainda possui uma ampla utilização para vídeos promovidos na internet. Porém a definição FullHD já está tomando seu lugar com o surgimento de smartphones e câmeras que gravam em 1920 x 1080 pixels.

Resolução Full HD (Full High Definition)

Nomenclaturas relacionadas: 1080p Largura x altura: 1920 x 1080 pixels

Esta é a resolução do momento, praticamente todos os televisores e monitores vendidos a utilizam e quase todas as emissoras de TV alteraram o seu padrão de gravação e transmissão para a Full HD. Perceber a diferença entre Full HD e HD pode ser difícil em alguns momentos e explicarei mais adiante. Ainda assim, a qualidade da imagem é impressionante, pois normalmente a densidade de pixels se torna maior quando utilizada.

Resolução 4K (Ultra HDTV)

Nomenclaturas relacionadas: Ultra HD, 2160p  Largura x altura: 3840 x 2160 pixels

Os aparelhos com reprodução em 4K possuem incríveis “4 Full HD” em sua capacidade e são, teoricamente, 4x melhores que o Full HD. Esta resolução foi  amplamente aplicada em projetores e telas com grandes dimensões, como salas de cinema por exemplo.

Resolução 8K (Ultra HDTV)

Nomenclaturas relacionadas: Ultra HDTV, 4320p Largura x altura: 7680 x 4320 pixels

16x Full HD e 4x 4K, esta resolução está sendo muito debatida quando aplicada a TV’s pois pesquisadores confirmam que o olho humano não consegue distinguir a diferença entre uma imagem com resolução 4K e uma imagem com resolução 8K. Alguns inclusive afirmam que não é possível diferenciar a resolução Full HD da resolução 4K. Em contrapartida, a resolução 8K será muito bem vinda em todas as salas de cinema e projetores.

Devo pensar no tamanho do celular para escolher a resolução de tela?

A tela do seu celular é medida na diagonal, traçando uma linha inclinada que vai do canto superior esquerdo ao canto inferior direito. O tamanho da tela também afeta diretamente fatores como conforto e até mesmo precisão do toque.

Pensando nesse ponto, é comum que você deseje um site com a maior resolução possível, mas entenda que podem existir plataformas que não suportam resoluções exorbitantes.

Um das resoluções mais utilizadas em smartphones de linhas AA é a Quad HD ou QHD, que consiste em 2560 x 1440 pixels.

Essa Resolução se tornou uma espécie de padrão desde 2014, com o lançamento da LG.

Entenda que cada projeto deve ser analisado de forma exclusiva, para assim podermos definir qual melhor resolução utilizar.

Como os sites se adequam a estes formatos?

Hoje em dia os sites modernos, como os desenvolvidos pela RGB, são responsivos, ou seja, se ajustam aos diferentes tipos de tela remontando seus elementos para apresentar sempre uma resolução e experiência ideal para quem acessa.

Vamos orçar seu Projeto?

Preencha o formulário ou fale conosco através dos contatos:

Telefone
16 3234-9343 - Ramal 1

E-mail
comercial@rgbcomunicacao.com.br

Sertãozinho - SP
Rua Barão do Rio Branco, 655
Centro, Sertãozinho - SP

Ribeirão Preto - SP
Av. Braz Olaia Acosta, 727
Ed. Office Tower Ribeirão Shopping
Sala 2105 - 21º Andar

RGB Comunicação